quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cruz Processional

De grande envergadura, a Cruz Processional é feita de bronze e mede 95 centímetros de altura, 60 de cumprimento e tem 0,8 de espessura.

Com um desenho delicado e de proporções perfeitas e, apesar da sua aparência imponente, a sua única ornamentação é uma inscrição gravada em ambos os lados: “Cristo o Senhor… preserva esta… cidade eternamente em paz…entendei, ó nações, e rendei-vos, porque o Senhor está connosco e a Santa mãe de Deus”.

Originalmente, a Cruz Processional pertence ao Mosteiro de Dokiariu, no Monte Athos, na Grécia, território que esteve sempre associado a motivos religiosos.

Desde o final do século VII, os eremitas deslocaram-se para o monte e aí se fizeram, constituindo grandes comunidades religiosas.

No século XV havia trinta conventos com mil monges cada um. O Monte Athos tornou-se, então, um local dedicado à oração.

É actualmente o coração da Igreja Ortodoxa, constituindo uma república confederal autónoma sob a jurisdição canónica do patriarca de Constantinopla e a protecção política da Grécia.

Pela sua tradição religiosa, naturalmente, os mosteiros são ricos em peças de arte pertencentes aos séculos passados.
É o caso da Cruz Processional.

Embora as formas deste tipo de cruz sejam conhecidas desde o início do cristianismo, o desenho original pertence ao Mosteiro de Dokiariu.

Há, porém, outras cruzes muito semelhantes, como por exemplo, as de cobre dos séculos IX e X de colecções Gregas, ou as cruzes gravadas e decoradas com lâminas de ouro ou esmalte, como a Cruz de Adrianopólis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...